sexta-feira, 22 de abril de 2011

O amor que Jesus tem por todos nós

Bom dia, amigos leitores!

Hoje é sexta-feira da paixão, feriado, dia que muitos saem para viajar, se divertir e às vezes esquecem o verdadeiro significado dessa data. O dia de hoje tem um significado muito importante: foi o dia que houve a maior prova de amor existente. Na televisão, em todos os canais, passa filmes sobre a vida de Jesus e sobre a Sua Paixão.

Por que Jesus morreu por nós?

Uma vez, na igreja, teve uma reunião e o assunto foi a Paixão de Cristo. Nessa reunião, foi dito que, fizeram uma pesquisa sobre a morte de Jesus, com os seguintes dados: no chicote, haviam pontas que quando colavam à pele, arrancavam pedaços; havia a cruz pesada que Jesus carregou; a coroa; os pregos da cruz normalmente pregavam nas duas mãos e nos dois pés, para o crucificado ficar penando durante 15 dias, mas no caso de Jesus, colocaram um prego nos dois pés e dois nas mãos, para não deixar o corpo até a Páscoa. Em suma, Jesus morreu de desidratação.

De fato, esses dados são horríveis, me senti até mal na reunião, mas acredito que a dor maior de Jesus não eram os pregos, o chicote, a lança, o peso da cruz, mas sim os pecados de cada pessoa que estava ali, vendo-o, zombando dele, chorando e também de todas as pessoas do mundo. Jesus amava todos de uma maneira fora do comum: o amor Ágape, que é o amor incondicional, aquele que ama sem ver a quem, sem esperar retribuição. Muitas vezes, quando amamos alguém (mãe, pai, irmão, amigo, namorado, etc.) esperamos que a pessoa nos retribua, e normalmente desejamos o pior ou queremos ficar bem longe da pessoa que nos causou frustração, que nos fez mal, que "destruiu a nossa vida". Jesus amava todos. Ele, o tempo todo, advertia os fariseus que o colocavam a prova o tempo todo, repreendia-os devido à má conduta, de usarem a Palavra de Deus a favor deles. Por que Ele o fazia? Porque os amava. Jesus não queria a morte espiritual para ninguém, queria que todos tivessem vida.

"Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância" (Jo 10, 10)

Muitas vezes nós seguimos filosofias mundanas que desprezam totalmente o amor ao próximo e que pregam o individualismo ("Cada um por si e Deus por todos" e ditados do gênero) e nos esquecemos de quem foi Jesus e do que ele fez por nós.

"Deus amou o mundo de tal forma que enviou o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para julgá-lo, mas para que seja salvo por ele." (Jo 3, 16-17)

Amar como Jesus amou é algo sobrenatural para nós, mas com muita oração, confiança em Deus e firmeza na Palavra, isso é possível. Para Deus, nada é impossível. Procure ler na Bíblia a passagem da Paixão de Cristo e meditar sobre ela. Procure perdoar o seu irmão, independente do tamanho do mal que ele tenha feito e também perdoar a si mesmo. O perdão verdadeiro é o remédio da alma, cura as feridas espirituais e anula o rancor e o ódio.

Procuremos meditar sobre isso. Desejo a todos uma Feliz Páscoa.