terça-feira, 23 de novembro de 2010

A glória de Deus em nossas vidas


O que o amigo leitor entende ao ver essa tirinha?
Essa tirinha eu tirei do orkut de um colega meu da escola... Eu a achei muito legal, devido à verdadeira moral da história, que demorei muito pra descobrir. A princípio, pensei no velho ditado: "Reclamamos muito de barriga cheia". Recentemente, fui em um evento do grupo jovem lá na igreja, teve uma tarde de louvor, pregação e depois, uma celebração. Na pregação, foi um rapaz, que palestrou sobre o tema: "Sede santos como Eu sou santo". No momento que ele falou que muitas vezes Deus permite que algumas coisas aconteçam com a gente para não nos perdermos depois, caí em mim. Imediatamente, me veio à mente a passagem da cura do cego, em que Jesus viu o cego e os apóstolos lhe perguntaram se ele era cego porque seus pais ou ele tinham pecado. Jesus respondeu-lhes que ele era cego para que a glória de Deus se manifestasse nele.
Ao lembrar dessa passagem, me emocionei. Muitas vezes, em minha vida, eu questionava sobre várias coisas ruins que aconteciam comigo frequentemente e tinha conflitos comigo mesma. Em minhas orações, antes de dormir e na igreja, eu pedia à Deus que levasse embora todas essas coisas ruins presentes em minha vida. Melhorava, mas logo voltava tudo de novo. A partir desse dia do evento, descobri algo muito importante e que todos deveriam saber: o sofrimento pode ser causa de desequilíbrio, mas às vezes você não tem culpa desse sofrimento.
Esse sofrimento pode ser um problema de saúde que não tenha cura, por exemplo. Esse problema provavelmente esteja presente porque Deus quer manifestar a Sua glória em sua vida. O amigo leitor pode perguntar: Como assim, "Deus manifesta a Sua glória através do sofrimento de uma pessoa? Por um milagre? Por uma conversão? Por uma mudança de vida? Por uma mudança no agir?" A resposta para todas elas: "Sim, e tem muitos outros meios que passam despercebidos por nós que Deus usa".
Exemplo: Ultimamente, esse conflito de policiais e bandidos, com ônibus e carros incendiados e inocentes morrendo atingidos ou queimados. Tudo isso é consequência de todos os nossos atos, da nossa indiferença aos que precisam da Palavra de Deus e de pensarmos somente em nós mesmos e nada mais. Através desses atentados e tiroteios, eu creio que Deus está se manifestando através de uma consequência de nossos atos. Quando estamos errados, Deus usa todos os meios para nos falar que estamos errados (Ver a postagem "As diferenças entre Deus e o mundo") e nesse momento, Ele está se manifestando, querendo mostrar a todos que o nosso agir tem que mudar, que precisamos nos preocupar mais com o próximo, não somente doando bens materiais, mas sim doando amor, carinho e lhes anunciando uma palavra de amor, consolação e libertação.
A manifestação da glória de Deus em nossas vidas depende do nosso querer. Nós precisamos querer, do fundo do nosso coração, que Deus se manifeste em nossas vidas. "Como faço isso?", podem me perguntar. A princípio, volte-se para Deus, tenha a fé e a esperança que todo o seu sofrimento e mazela cairá por terra, e que isso se torne uma lição que nunca mais será esquecida (Jesus na frente do menino, protegendo-o dos pedregulhos na tirinha).
Amigos leitores, peço para que reflitam divulguem essa mensagem, não somente para as pessoas da sua igreja ou templo, mas também para seus parentes, colegas de trabalho ou escola, amigos e pedir para essas pessoas passarem adiante. Essa mensagem pode despertar corações e salvar vidas, não a do corpo, mas da morte espiritual, que é a pior de todas.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Uma nova vida

"Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos. Era um judeu importante. Ele foi encontrar-se de noite com Jesus e disse: 'Rabi, sabemos que tu és um Mestre vindo da parte de Deus. Realmente, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele.' Jesus respondeu: 'Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus.'
Nicodemos disse: 'Como é que um homem pode nascer de novo, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe e nascer?'. Jesus respondeu: 'Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nasce da água e do Espírito. Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é Espírito. Não se espante se digo que é preciso vocês nascerem do alto. O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasce do Espírito.' (Jo 3, 1-8)


Eu estava na missa e de repente, na homilia, me veio essa passagem à mente e o significado da água. No dia, tinha uma festa, eu estava muito ocupada e acabou que não tive tempo para refletir sobre essa passagem. Ontem, abri a Bíblia nessa passagem e tentei me lembrar a respeito da explicação repentina que havia me vindo à tona. Agora, quando eu estava no ônibus voltando para casa, estava chovendo e observei a água escorrendo sobre o vidro da janela do ônibus e encharcando tudo o que estava exposto à ela: plantas, casas, prédios, calçada, asfalto... Daí, o assunto da postagem de hoje.

O amigo leitor pode perguntar:
Como assim, nascer de novo?
O que é nascer da água e do Espírito?
O que é a água nessa passagem? E o Espírito?

Calma. A água, como nós a conhecemos, é uma substância líquida, incolor, inodora e insípida, que ao mesmo tempo que nos nutre e faz com que o nosso corpo funcione junto com a energia dos alimentos, ela retira as impurezas, daí a urina. Já houveram pesquisas comprovando que quem quase não bebe água está propenso a vários problemas, pois há tendência de substâncias tóxicas se acumularem dentro do corpo e fazerem mal. E também, que, uma pessoa pode ficar semanas sem comer, mas não dura nem 3 dias (ou menos) sem água.

O que eu quero dizer:

Jesus, ao conversar com Nicodemos, quis dizer que podemos nascer de novo, mudando nossa conduta e deixar que Deus te transforme em um instrumento vivo. A água que Jesus se refere é a água espiritual, que nutre a alma, dando forças e animando-a e ao mesmo tempo lava os pecados, assim como a chuva, quando cai, retira os poluentes da atmosfera e se acumula no solo para nutrir os seres vivos. Nascer do Espírito significa você entender que não nasceu à toa, mas sim entender que você nasceu com um propósito: realizar uma missão para o bem de todos.

Então, o amigo leitor pode perguntar: Então, como eu faço para nascer da água e do Espírito?

Mude a sua conduta, converse com Deus, confie Nele. Deus, por incrível que pareça, é o nosso Melhor Amigo. Muitas vezes, diante à tribulação, sentimos que Ele está longe ou que nos abandonou. Não. Ele está ao seu redor, querendo que você descubra qual é o verdadeiro sentido da sua vida. Uma das frases mais certas que ouvi na minha vida: "O sofrimento é consequência de uma vida afastada de Deus." O amigo leitor pode dizer: "Eu rezo todos os dias, leio a Bíblia, vou à igreja, mas mesmo assim, muita coisa ruim acontece na minha vida." Rezar, ler a Bíblia, participar de atividades na igreja não quer dizer nada, se você não o fizer de coração e para Deus. E verifique a sua conduta, porque não adianta nada você rezar, ler a Bíblia e fazer um monte de coisas, se há discussões dentro de casa.

Podem perguntar: "Como eu vou fazer alguma coisa para Deus, se Ele é Pleno? E o que minha conduta tem a ver com o sofrimento?"

Sim, Deus é Pleno. Fazer alguma coisa para Deus é você, por exemplo, ser do ministério de liturgia ou de música, não somente porque lê bem ou canta bem e quer ser elogiado por todos ou por lazer, mas sim fazê-lo glorificando a Deus. Sobre a conduta, há uma passagem da Bíblia que não me recordo qual que diz: "Não existe junção de trevas com luz".

Outra coisa a respeito do sofrimento: Jesus não disse que a vida seria fácil se quiséssemos mudar. Muita coisa ia mudar também. O mundo fará de tudo para te tirar dos Caminhos de Deus: você provavelmente seja motivo de chacota na família ou entre os amigos, muitos virarão contra você, mas Deus não quer que você desista (Leia Lc 21-28, mas leia mesmo).

"Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que tudo se fez novo" (2Cor 5, 17)

Considero essa passagem uma das mais bonitas da Bíblia, pois muitas vezes cremos em Deus e em Jesus e que tudo ainda continua a mesma coisa, que não mudamos em nada. Crer não é o bastante. Precisamos ter fé e nos deixar transformar. Nos deixar transformar e poder dizer a si mesmo e também dar testemunho às outras pessoas: "Eu nasci de novo. Tudo o que eu era antes morreu, agora tudo se fez novo."