terça-feira, 16 de novembro de 2010

Uma nova vida

"Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos. Era um judeu importante. Ele foi encontrar-se de noite com Jesus e disse: 'Rabi, sabemos que tu és um Mestre vindo da parte de Deus. Realmente, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele.' Jesus respondeu: 'Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus.'
Nicodemos disse: 'Como é que um homem pode nascer de novo, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe e nascer?'. Jesus respondeu: 'Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nasce da água e do Espírito. Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é Espírito. Não se espante se digo que é preciso vocês nascerem do alto. O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasce do Espírito.' (Jo 3, 1-8)


Eu estava na missa e de repente, na homilia, me veio essa passagem à mente e o significado da água. No dia, tinha uma festa, eu estava muito ocupada e acabou que não tive tempo para refletir sobre essa passagem. Ontem, abri a Bíblia nessa passagem e tentei me lembrar a respeito da explicação repentina que havia me vindo à tona. Agora, quando eu estava no ônibus voltando para casa, estava chovendo e observei a água escorrendo sobre o vidro da janela do ônibus e encharcando tudo o que estava exposto à ela: plantas, casas, prédios, calçada, asfalto... Daí, o assunto da postagem de hoje.

O amigo leitor pode perguntar:
Como assim, nascer de novo?
O que é nascer da água e do Espírito?
O que é a água nessa passagem? E o Espírito?

Calma. A água, como nós a conhecemos, é uma substância líquida, incolor, inodora e insípida, que ao mesmo tempo que nos nutre e faz com que o nosso corpo funcione junto com a energia dos alimentos, ela retira as impurezas, daí a urina. Já houveram pesquisas comprovando que quem quase não bebe água está propenso a vários problemas, pois há tendência de substâncias tóxicas se acumularem dentro do corpo e fazerem mal. E também, que, uma pessoa pode ficar semanas sem comer, mas não dura nem 3 dias (ou menos) sem água.

O que eu quero dizer:

Jesus, ao conversar com Nicodemos, quis dizer que podemos nascer de novo, mudando nossa conduta e deixar que Deus te transforme em um instrumento vivo. A água que Jesus se refere é a água espiritual, que nutre a alma, dando forças e animando-a e ao mesmo tempo lava os pecados, assim como a chuva, quando cai, retira os poluentes da atmosfera e se acumula no solo para nutrir os seres vivos. Nascer do Espírito significa você entender que não nasceu à toa, mas sim entender que você nasceu com um propósito: realizar uma missão para o bem de todos.

Então, o amigo leitor pode perguntar: Então, como eu faço para nascer da água e do Espírito?

Mude a sua conduta, converse com Deus, confie Nele. Deus, por incrível que pareça, é o nosso Melhor Amigo. Muitas vezes, diante à tribulação, sentimos que Ele está longe ou que nos abandonou. Não. Ele está ao seu redor, querendo que você descubra qual é o verdadeiro sentido da sua vida. Uma das frases mais certas que ouvi na minha vida: "O sofrimento é consequência de uma vida afastada de Deus." O amigo leitor pode dizer: "Eu rezo todos os dias, leio a Bíblia, vou à igreja, mas mesmo assim, muita coisa ruim acontece na minha vida." Rezar, ler a Bíblia, participar de atividades na igreja não quer dizer nada, se você não o fizer de coração e para Deus. E verifique a sua conduta, porque não adianta nada você rezar, ler a Bíblia e fazer um monte de coisas, se há discussões dentro de casa.

Podem perguntar: "Como eu vou fazer alguma coisa para Deus, se Ele é Pleno? E o que minha conduta tem a ver com o sofrimento?"

Sim, Deus é Pleno. Fazer alguma coisa para Deus é você, por exemplo, ser do ministério de liturgia ou de música, não somente porque lê bem ou canta bem e quer ser elogiado por todos ou por lazer, mas sim fazê-lo glorificando a Deus. Sobre a conduta, há uma passagem da Bíblia que não me recordo qual que diz: "Não existe junção de trevas com luz".

Outra coisa a respeito do sofrimento: Jesus não disse que a vida seria fácil se quiséssemos mudar. Muita coisa ia mudar também. O mundo fará de tudo para te tirar dos Caminhos de Deus: você provavelmente seja motivo de chacota na família ou entre os amigos, muitos virarão contra você, mas Deus não quer que você desista (Leia Lc 21-28, mas leia mesmo).

"Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que tudo se fez novo" (2Cor 5, 17)

Considero essa passagem uma das mais bonitas da Bíblia, pois muitas vezes cremos em Deus e em Jesus e que tudo ainda continua a mesma coisa, que não mudamos em nada. Crer não é o bastante. Precisamos ter fé e nos deixar transformar. Nos deixar transformar e poder dizer a si mesmo e também dar testemunho às outras pessoas: "Eu nasci de novo. Tudo o que eu era antes morreu, agora tudo se fez novo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário