segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Andando nos caminhos de Deus

"Atenção! Todos os que estão com sede, venham buscar água. Venham também os que não têm dinheiro: comprem e comam sem dinheiro e bebam vinho e leite sem pagar. Por que gastar dinheiro com coisa que não alimenta, e o salário com aquilo que não traz fartura? Ouçam-me com atenção, e comerão bem e saborearão pratos suculentos, deem ouvidos a mim, venham para mim, me escutem, que vocês viverão. Farei com vocês uma aliança definitiva, serei fiel à minha amizade com Davi. Fiz dele uma testemunha para os povos, um chefe que dá ordem aos povos. Agora você vai convocar um povo desconhecido; um povo que não conhecia você virá correndo para procurá-lo: tudo por causa de Javé, seu Deus, por causa do Santo de Israel, porque ele glorificou você.

Procurem Javé enquanto ele se deixa encontrar, chamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio deixe o seu caminho e o homem maldoso mude mude os seus projetos. Cada um volte para Javé e ele terá compaixão; volte para o nosso Deus, pois ele perdoa com generosidade. Os meus projetos não são os projetos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus - oráculo de Javé. Tanto quanto o céu está acima da terra, assim os meus caminhos estão acima dos caminhos de vocês, e os meus projetos estão acima dos seus projetos. Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem di céu e pra lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem precisa comer, assim acontece com a minha palavra que sai de minha boca: ela não volta para mim sem efeito, sem ter realizado o que eu quero e sem ter cumprido com sucesso a missão para qual eu a mandei." (Is 55, 1-11)


"Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai.'" (Jo 14, 6-7)



Ontem fui com meus pais, visitar os meus tios. Passei o dia brincando com minha prima e quando parei para pegar água, vi em um íma na geladeira a seguinte passagem de Isaías: Busquem o Senhor enquanto se pode achar. Essa passagem me chamou a atenção e a anotei, para que, quando chegasse em casa, pudesse ler.

Agora há pouco, achei o papel em que anotei a passagem e comecei a ler, mas li quase o capítulo todo. Nisso, percebi que muita coisa que questionei e que comecei a perceber fazem sentido, inclusive o assunto da postagem de hoje.

Alguns podem me perguntar: "Qual é o Caminho de Deus? Como faço para encontrá-lo? Há um mapa? Como assim, 'Andar nos Caminhos de Deus'? Para chegar até Deus tem um caminho?"

Andar nos Caminhos de Deus no nosso dia-a-dia, no trabalho, em casa, na escola, na igreja ou no templo não é fácil. Então, poderiam me perguntar: "Então, que caminho é esse?". Calma.

Andar nos Caminhos de Deus é desejar o maior bem do mundo para a pessoa que te deseja o maior mal da face da Terra. Isso não é fácil, muitas vezes espraguejamos e falamos mal de quem nos faz mal ou de quem está errado. Mas se alguém está no caminho errado, é porque ainda não tomou consciência de que precisa se corrigir.

Andar nos Caminhos de Deus é você evangelizar, não tentando convencer as pessoas a respeito de sua crença ou religião, mas anunciando a Palavra de Deus.

Andar nos Caminhos de Deus é você parar para refletir a respeito de toda a sua vida até o momento presente, ver os seus defeitos e fazer de tudo para corrigí-los.

Andar nos Caminhos de Deus é você oferecer o seu coração à Deus deixar ser um instrumento vivo, para que Ele transforme a sua vida por completo.

Andar nos Caminhos de Deus pode ser muitas vezes, um caminho cheio de obstáculos. Para isso, Deus deixou um mapa para nos orientar, para quando encontrarmos obstáculos, ou se nos perdermos ou quando precisamos de um atalho: a Bíblia.

Andar nos Caminhos de Deus é fazer a caridade, ajudando todos os que precisam, não somente dando alimentos e roupas, mas também doando o seu coração junto com uma Palavra de Amor e de Libertação.

Andar nos Caminhos de Deus é ter Fé e a Esperança de que tudo um dia, irá melhorar, tanto na família, quanto na escola, no trabalho e na sociedade. Vejo o fim do mundo não como propriamente o fim, mas como um novo começo, em que todos tomarão consciência dos seus erros e tudo voltará a ser como no Paraíso: teremos livre acesso à Deus, conversaremos com Ele frente a frente e não haverá mais nada de ruim no mundo. O mundo será Deus.

Andar nos Caminhos de Deus é pôr em prática a Lei do Amor, fazendo-o sem olhar as aparências, ou seja, amar a todos incondicionalmente, como irmãos. Todos nós somos irmãos em Jesus.

Jesus, ao dizer: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim", ele quis dizer que se o ouvisse atentamente e colocasse em prática sem ser religioso, mas sim por amor à Deus, que andaríamos nos Caminhos de Deus.

Amigos leitores, peço para que reflitam. Reflitam sempre, principalmente após ler uma passagem da Bíblia e uma mensagem, procurando descobrir o que Deus Quer falar com você no momento.

Bom dia e que Deus os abençoe!

sábado, 25 de setembro de 2010

Conversando com Deus

Boa tarde, amigos leitores!

Conversar com Deus?
O que isso significa?
Como conversamos com Deus se não o vemos?
Como Ele fala conosco, se não o vemos nem o ouvimos?

Todos nós já fizemos esses questionamentos um dia de nossas vidas, na maioria das vezes quando crianças, enquanto aprendíamos sobre Deus dentro de nossas casas ou em nossa religião. Um dia desses, faz algumas semanas, eu e minha mãe assistimos um filme chamado "Conversando com Deus". O enredo do filme era de um homem que tinha uma casa, uma esposa e um bom emprego. Ele sofre um acidente de carro e precisou imobilizar o pescoço. Nisso, ele perdeu o emprego, foi despejado da casa, se separou da mulher e ficou anos como mendigo. Ele parou em vários lugares e ninguém lhe oferecia emprego. Depois de um tempo, ele conseguiu um emprego numa rádio, fez uma amiga, conseguiu uma casa e de repente começou a ouvir uma voz. Essa Voz lhe falava porque ele estava passando por tudo aquilo, e sobre vários aspectos da vida. Era a Voz de Deus. Então o homem escreveu tudo o que ouvia, se tornou um grande escritor e além disso, aprendeu várias lições.

Hoje me lembrei do filme e resolvi escrever essa postagem. Deus fala conosco de diversas formas, a cada um com uma forma: através de sonhos, ideias que não sabemos de onde vieram, através das pessoas que estão ao nosso redor, fatos que acontecem no nosso dia-a-dia, às vezes através de coisas ruins e imprevistos que acontecem com a gente.

Quantas vezes nós estamos na rua, no trabalho, ou na escola, com algum problema e uma pessoa que você não conhece muito bem ou praticamente um estranho nos pergunta o que houve e nos consola?
Quantas vezes temos um sonho que não entendemos e muito tempo depois quando estamos diante de uma situação, nós o entendemos?
Quantas vezes acordamos com uma grande ideia na cabeça e queremos espalhá-las para os quatro cantos do mundo?
Quantas vezes tem um colega ou amigo nosso que está triste ou revoltado, de repente você começa a lhe falar de Deus e mais tarde, pensa: "Eu falei aquilo?"?
Quantas vezes estamos andando na rua ou dirigindo e você de repente vai pelo caminho mais longo porque algo lhe diz que vai acontecer alguma coisa e depois aparece na TV que houve assalto, acidente ou um assassinato?

Todas essas situações que descrevi, é Deus falando com cada um de nós. Até mesmo quando estamos errados, Deus fala conosco. Toda vez que fazemos coisas erradas, as pessoas que gostam da gente falam: "Você está errado, cuidado" e muitas vezes ignoramos. Uma hora, você cai em si e diz: "É, eu errei". Considero Deus tão misericordioso que quando estamos errados, Ele usa todos ao nosso redor pra dizer que você está errado ou algum fato que acontece. Não é castigo, nem crueldade, mas sim amor. Dizem que o amor materno é o maior amor que existe, mas acredito que o maior amor que existe, é o de Deus por cada um de nós, porque por mais que erremos, que pecamos, Deus nos ama.

"Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai repartiu os bens entre os filhos. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o madou para a roça, cuidar dos porcos. O rapaz queria matar a fome com a lavagem que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam. Então, caindo em si, disse: 'Quantos empregados do meu pai tem pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome... Vou me levantar, e vou encontrar meu pai, e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti, já não mereço que me chamem teu filho, Trata-me como um de seus empregados'. Então, se levantou e foi ao encontro do pai.

Quando ainda estava longe, o pai o avistou e sentiu compaixão. Saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos. Então o filho disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti, já não mereço ser chamado teu filho'. Mas o pai disse aos empregados: 'Depressa, trazei a melhor túnica para vestir o meu filho. E coloquem um anel no dedo e sandálias nos pés. Peguem o novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado'. E começou a festa.

O filho mais velho estava na roça. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. O criado respondeu: 'É seu irmão que voltou. E o seu pai matou o novilho gordo, pois o recuperou são e salvo'. Então, o irmão ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. Mas ele respondeu ao pai: 'Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a uma ordem tua e nunca me deste um cabrito para festejar com meus amigos. Quando chegou esse teu filho, que esbanjou seus bens com prostitutas, matas para ele o novilho gordo!' Então o pai lhe disse: 'Filho, você estará sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas, era preciso festejar e nos alegrar, porque esse seu irmão estava morto, e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado' " (Lc 15, 11-32)


Ao contar essa parábola, Jesus prega que Deus é Pai e Misericordioso e que também não devemos julgar as pessoas. Quando alguém estava numa vida desenfreada, caiu em si e voltou para o Caminho, normalmente julgamos. Quando uma pessoase desviou, se perdeu e depois voltou, nós devemos acolhê-la, como o pai da parábola do Filho pródigo.

Mas o que a parábola do Filho pródigo tem a ver com conversar com Deus?

Tem tudo a ver. Se você estiver num caminho ruim e tiver consciência de que está errando e quer sair dele, converse com Deus, não tenha vergonha. Ele te acolherá como o pai da parábola do Filho pródigo. O pai da parábola é como se fosse Deus. Ore, converse com Deus, agradeça por tudo que você tem, até mesmo pelos seus problemas, porque são eles que nos fazem aprender muitas vezes. Fale para ele os seus problemas, os seus anseios, suas angústias, o que pretende fazer no futuro... Se não for atendido, não desista, continue. Tudo acontece no tempo de Deus. Uma frase que ouvi na igreja e que é uma das coisas mais certas que ouvi na minha vida: "Quando é tempo de orar, nós agimos e quando é tempo de agir, nós oramos".

Peço para que reflitam sobre isso. Boa tarde e que Deus abençoe a todos!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os dons do Espírito Santo

"Sem dúvida, os dons são diferentes, mas o Espírito que os dá é o mesmo. As funções são diversas, mas o Senhor é o mesmo. As atividades são distintas, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Cada um recebe a manifestação do Espírito para a utilidade de todos: a um o Espírito dá a linguagem de sabedoria; a outro, a linguagem da ciência, segundo este mesmo Espírito; a outro, o mesmo Espírito dá o dom da fé; o outro ainda, o dom de curar, neste único Espírito; a outro a profecia; a outro o discernimento dos espíritos; outro recebe o dom de falar em diversas línguas; a outro ainda, é dado o dom de interpretá-las. Mas o que realiza tudo isso é o mesmo e único Espírito, que distribui seus dons a cada como Ele quer." (1 Cor 12, 4-11)


Há um tempo atrás, abri a Bíblia aleatoriamente para ler uma passagem e abri exatamente nessa que escrevi acima. Eu a li diversas vezes e fiquei pensando: "O que essa passagem quer dizer?". Durante um bom tempo, fiz essa indagação. Recentemente, aconteceram alguns fatos na minha família e na minha igreja e comecei a perceber que eu precisava mais fazer mais do que fazia. Estudo o dia inteiro, chego da escola no final do dia e às vezes, à noite, morta de sono e nos fins de semana, ajudo na igreja e o pouco tempo livre que sobra, uso para descansar, fazer minhas tarefas de casa e cuidar das minhas coisas. Nisso, comecei a perceber que, por incrível que pareça, estava fazendo pouco.

O leitor pode me perguntar: "Como assim, pouco?". Houve na igreja um momento de oração e nas minhas orações, pedi ajuda à Deus. Pedi por ajuda, para ajudar as pessoas. Eu, a partir daquele momento, estava disposta a fazer mais e até sacrificar o meu pouco tempo livre, se necessário. Aí, eu compreendi o significado dessa passagem.

Todos nós temos um dom que nos foi dado por Deus com o intuito de fazer o bem e ajudar o próximo. Temos dons diferentes: alguns tem o dom de falar em público (oratória), outros de ajudar as pessoas de várias formas: amparando-as, cuidando delas, estando sempre ao lado delas, outros, da escrita e por aí vai.

Se você não sabe como ajudar uma pessoa próxima que precise, converse com Deus. Ele, muitas vezes, fala conosco e não percebemos. Deus fala com cada um de maneira diferente e, ou não percebemos, ou achamos que não é Ele. Aproveite cada instante, pois o tempo passa rápido, e melhore a sua conduta. Melhorando sua conduta, você está passando a entrar em um novo caminho, o Caminho de Deus. Leia a Bíblia, pois ela é um manual de sobrevivência, se usada com sabedoria; ajude quem estiver precisando, fale de Deus para elas, ajude outras pessoas, visitando asilos, doando mantimentos para instituições e pessoas carentes com o coração; e principalmente, reze, converse com Deus. Agradeça à Ele pelo dia que você teve, por estar vivo, fale os seus problemas, aflições, tribulações e das pessoas que precisam de ajuda, conhecidos ou não. Peça também por forças para continuar na caminhada, porque muitas vezes somos fracos e desanimamos.

Por favor, peço para que divulguem essa mensagem, porque acredito eu, ela pode ajudar muitas pessoas e até mudar muitas vidas.

Boa noite!

Daniela

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Bíblia e o celular

Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia como tratamos o nosso celular? E se sempre caregássemos a Bíblia na bolsa ou no bolso?

E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa ou no escritório?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente para as crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?

Ao contrário do celular, a Bíblia não fica muda e não precisa colocar crédito, porque Jesus já pagou a conta e os créditos não tem fim. E o melhor de tudo: a ligação não cai e a bateria é para a vida toda.

"Invocai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Is 55, 6)

Telefones de emergência:

*Quando você estiver triste, ligue Jo 14
*Quando pessoas falarem de você, ligue Sl 27
*Quando você estiver nervoso, ligue Sl 51
*Quando estiver preocupado, ligue Mt 6, 19-34
*Se estiver em perigo, ligue Sl 91
*Se Deus parecer distante, ligue Sl 63
*Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hb 11
*Quando estiver solitário e com medo, ligue Sl 23
*Quando você for áspero e crítico, ligue 1Cor 13
*Para saber o segredo da felicidade, ligue Cl 3, 12-17
*Quando você estiver triste e sozinho, ligue Ro 8, 31-39
*Quando você quiser paz e descanso, ligue Mt 11, 25-30
*Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Sl 90

Anote esses telefones na sua agenda, um deles pode ser importante a qualquer momento de sua vida. Repasse essa mensagem a quem você conheça, pois um desses números possa ajdar alguém e até salvar uma vida.

Fonte: http://mensagensparaquemamajesus.blogspot.com/2009/02/biblia-e-o-celular.html