sábado, 25 de setembro de 2010

Conversando com Deus

Boa tarde, amigos leitores!

Conversar com Deus?
O que isso significa?
Como conversamos com Deus se não o vemos?
Como Ele fala conosco, se não o vemos nem o ouvimos?

Todos nós já fizemos esses questionamentos um dia de nossas vidas, na maioria das vezes quando crianças, enquanto aprendíamos sobre Deus dentro de nossas casas ou em nossa religião. Um dia desses, faz algumas semanas, eu e minha mãe assistimos um filme chamado "Conversando com Deus". O enredo do filme era de um homem que tinha uma casa, uma esposa e um bom emprego. Ele sofre um acidente de carro e precisou imobilizar o pescoço. Nisso, ele perdeu o emprego, foi despejado da casa, se separou da mulher e ficou anos como mendigo. Ele parou em vários lugares e ninguém lhe oferecia emprego. Depois de um tempo, ele conseguiu um emprego numa rádio, fez uma amiga, conseguiu uma casa e de repente começou a ouvir uma voz. Essa Voz lhe falava porque ele estava passando por tudo aquilo, e sobre vários aspectos da vida. Era a Voz de Deus. Então o homem escreveu tudo o que ouvia, se tornou um grande escritor e além disso, aprendeu várias lições.

Hoje me lembrei do filme e resolvi escrever essa postagem. Deus fala conosco de diversas formas, a cada um com uma forma: através de sonhos, ideias que não sabemos de onde vieram, através das pessoas que estão ao nosso redor, fatos que acontecem no nosso dia-a-dia, às vezes através de coisas ruins e imprevistos que acontecem com a gente.

Quantas vezes nós estamos na rua, no trabalho, ou na escola, com algum problema e uma pessoa que você não conhece muito bem ou praticamente um estranho nos pergunta o que houve e nos consola?
Quantas vezes temos um sonho que não entendemos e muito tempo depois quando estamos diante de uma situação, nós o entendemos?
Quantas vezes acordamos com uma grande ideia na cabeça e queremos espalhá-las para os quatro cantos do mundo?
Quantas vezes tem um colega ou amigo nosso que está triste ou revoltado, de repente você começa a lhe falar de Deus e mais tarde, pensa: "Eu falei aquilo?"?
Quantas vezes estamos andando na rua ou dirigindo e você de repente vai pelo caminho mais longo porque algo lhe diz que vai acontecer alguma coisa e depois aparece na TV que houve assalto, acidente ou um assassinato?

Todas essas situações que descrevi, é Deus falando com cada um de nós. Até mesmo quando estamos errados, Deus fala conosco. Toda vez que fazemos coisas erradas, as pessoas que gostam da gente falam: "Você está errado, cuidado" e muitas vezes ignoramos. Uma hora, você cai em si e diz: "É, eu errei". Considero Deus tão misericordioso que quando estamos errados, Ele usa todos ao nosso redor pra dizer que você está errado ou algum fato que acontece. Não é castigo, nem crueldade, mas sim amor. Dizem que o amor materno é o maior amor que existe, mas acredito que o maior amor que existe, é o de Deus por cada um de nós, porque por mais que erremos, que pecamos, Deus nos ama.

"Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai repartiu os bens entre os filhos. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o madou para a roça, cuidar dos porcos. O rapaz queria matar a fome com a lavagem que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam. Então, caindo em si, disse: 'Quantos empregados do meu pai tem pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome... Vou me levantar, e vou encontrar meu pai, e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti, já não mereço que me chamem teu filho, Trata-me como um de seus empregados'. Então, se levantou e foi ao encontro do pai.

Quando ainda estava longe, o pai o avistou e sentiu compaixão. Saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos. Então o filho disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti, já não mereço ser chamado teu filho'. Mas o pai disse aos empregados: 'Depressa, trazei a melhor túnica para vestir o meu filho. E coloquem um anel no dedo e sandálias nos pés. Peguem o novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado'. E começou a festa.

O filho mais velho estava na roça. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. O criado respondeu: 'É seu irmão que voltou. E o seu pai matou o novilho gordo, pois o recuperou são e salvo'. Então, o irmão ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. Mas ele respondeu ao pai: 'Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a uma ordem tua e nunca me deste um cabrito para festejar com meus amigos. Quando chegou esse teu filho, que esbanjou seus bens com prostitutas, matas para ele o novilho gordo!' Então o pai lhe disse: 'Filho, você estará sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas, era preciso festejar e nos alegrar, porque esse seu irmão estava morto, e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado' " (Lc 15, 11-32)


Ao contar essa parábola, Jesus prega que Deus é Pai e Misericordioso e que também não devemos julgar as pessoas. Quando alguém estava numa vida desenfreada, caiu em si e voltou para o Caminho, normalmente julgamos. Quando uma pessoase desviou, se perdeu e depois voltou, nós devemos acolhê-la, como o pai da parábola do Filho pródigo.

Mas o que a parábola do Filho pródigo tem a ver com conversar com Deus?

Tem tudo a ver. Se você estiver num caminho ruim e tiver consciência de que está errando e quer sair dele, converse com Deus, não tenha vergonha. Ele te acolherá como o pai da parábola do Filho pródigo. O pai da parábola é como se fosse Deus. Ore, converse com Deus, agradeça por tudo que você tem, até mesmo pelos seus problemas, porque são eles que nos fazem aprender muitas vezes. Fale para ele os seus problemas, os seus anseios, suas angústias, o que pretende fazer no futuro... Se não for atendido, não desista, continue. Tudo acontece no tempo de Deus. Uma frase que ouvi na igreja e que é uma das coisas mais certas que ouvi na minha vida: "Quando é tempo de orar, nós agimos e quando é tempo de agir, nós oramos".

Peço para que reflitam sobre isso. Boa tarde e que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário